domingo, 6 de maio de 2007

Lições de um mestre...

Leitor amigo: quando alguma ocasião se te apresentar de escutares qualquer obra de música moderna, vai para ela sem prejuízos.

(...) A música moderna é, em parte, uma resultante lógica e necessária do secular processo evolutivo da música; noutra parte, o produto de ardentes e ousadas explorações e descobertas do homem no domínio imenso do fenómeno sonoro. (...)

Leitor: é para mim ponto de fé que se fores ao encontro da música moderna sem nenhuma prevenção de espírito, o teu bom senso, a tua virginidade de alma, a tua intuição artística, se és intelegente e sensível, denunciarão imediatamente as contrafacções, os produtos avariados, os escalrachos da autêntica música moderna - o mesmo é dizer: da autêntica música, porquanto não se pode conceber qualquer música viva, original, criadora de genuínos valores espirituais que não seja necessariamente "moderna", isto é,integrada na realidade estético-histórica contemporânea. (...)

Parte, leitor, deste princípio muito simples, muito humano, muito racional, de que a música continua e continua-se sempre, e que não podia acabar (...).



Fernando Lopes Graça

Sem comentários: